top of page

Como usar o método montessoriano na decoração!

O metodo montessoriano foi idealizado pela médica e educadora italiana Maria Montessori e prioriza a auto educação das crianças, tendo como princípio.

* Respeitas e incentivar a criança

* Dar liberdade de movimento

*incentivar a independência e a tomada de desiçao

* proporcionar oportunidades para aprendizado

*enfatizar atividades sensoriais, dentre outros.

Por muitos anos o método só foi utilizado na escolas, e a pouco tempo para decorar o quarto dos pequenos.Este método acredita que a decoração do quarto do bebe deve estar na sua perspectiva, ou seja na sua altura.Para que ela começe a ter uma certa independência, autonomia, liberdade e desenvolvimento desde muito cedo.

Alguns elemens sao indispensaves na montagem de um quarto no método montessoriano, por isto separamos alguns deles para voce ver como é fácil e rápido montar um quartinho ideal para seu bebe.

Colchao no chão

Nada de bercinhos ou camas altas! Como No método montessoriano o foco é deixar as coisas na altura da criança , nada melhor do que ela ter uma cama para ela subir ou descer sempre que quiser. Conforme ela vai crescendo voce pode ir lamentando a altura da acama, mas sempre deixando ela bem acessível .

Tapetes

Os ta[etes sao muito usados no método, eles sao ideais para servir de apoio ao lada da cama caso a criança role. Uma dica legal é forrar todo o chão comtapetes, assim a criança tem a liberdade de explorar o chao e se sentir mais vontade.

Móveis baixo

E muito importante no quarto montessori ter estantes e caixas de brinquedos ao alcançe da criança, assim além de aprender a pegar seus próprios brinquedos ela aprende a brincar e quardar seus brinquedos.

Espelho

Eles devem ser usados para que a crinaça se descubra, se conheça ,se divirta. Aprendendo a cada movimento que ele mesmo faz afrente do espelho. Deve ser usado na horizontal e a dica é que sejam de acrílico.

Decoração

No método menos é mais,o ideal sao pucos móveis, somente o que as crianças vao interagir, poucos brinquedos, apenas os brinquedos que a criança gosta, sem exesso , para ela brincar com todos brinquedos dispostos.

Em um quarto montessoriano é super importante termuito espaço livre.A criança terá muito tempo para ter um quarto cheio de móveis quando for maior. Nesta etapa da vida. deixe muito espaço para ea brincar, explorar, se divertir, descobrir!!

Cores

É sepre bom lembrar que no método menos é mais em quantidade de móveis, as cores no quarto das crianças sao muito bem vindas, seja nos móveis nas paredes ou nos brinquedos, tudo colabora e ajuda a ditar o ambiente mais alegre e lúdico

Cabaninhas

Quem nunca sonhou em ter uma cabaninha no quarto?! Aora elas sao reais e fazem o maior sucesso com a criançada! As cabacinhas sao ideiais para os quartos que entram no metido, afinal,é um lugar onde a criança pode brincara, ler, dormir, sonhar, tapes e muitas almofadas nao podem se r deixados de fora, tornando o continho ainda mais confortável .

Além do uso do método na educação e na decoração. É fundamental sempre lembrar de estimular e estar presente, para acompanhar o crescimento é muito importante que voce esteja presente em todas as fases e em todo este desenvolvimento.Nada substitui a amor e carinho transmitido pelo pais.

Posts Recentes

Siga a gente

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
bottom of page